sexta-feira, 4 de abril de 2008

Plug-in promete detectar provedores que punem excesso de downloads

Em um esforço para regularizar as práticas de gerenciamento de rede, a Vuze divulgou uma ferramenta que ajudam usuários a registrarem possíveis manipulações de tráfego pelo provedor de internet.

Usuários da plataforma de compartilhamento Azureus podem baixar o plug-in que checa a comunicação online a cada 10 minutos. O plug-in bate o número de tentativas de comunicação contra as barradas por um software que reinicia o envio de pacotes, supostamente usada por provedores.
O objetivo é agregar dados coletados pelas conexões sob diferentes jurisdições globalmente para provar possíveis interferências de provedores no tráfego, afirmou o conselheiro geral da companhia, Jay Monahan.

“Conseguiremos juntar evidências inegáveis, mas, se descobrirmos que a interrupção é o dobro sob uma jurisdição do que sob outra, você pode certamente inferir que a interferência está acontecendo em nível de rede”, afirmou.

Em novembro, a Vuze entrou com uma petição na Comissão Federal de Comunicações (da sigla em inglês, FCC) para a adoção de regras que ajudariam a regular as práticas de gerenciamento e oferecer maior transparência para usuários e clientes corporativos a respeito das atitudes dos provedores.

Mesmo que o plug-in tenha sido anunciado apenas nesta semana, a empresa já vem testando a novidade com “alguns milhares” de usuários. O programa pode ser baixado dentro do SourceForge.

Nenhum comentário: